FOTOS HISTÓRICAS

Este é um espaço reservado para as fotos históricas, acontecimentos importantes, reuniões, solenidades, etc. 

 

 

 

Fotografia histórica, do ano de 1886, com o grupo de alunos posando juntamente com o então diretor Amador Florence.

 

Inês Bolliger Volmar de Freitas Prof. Paulo Decourt Prof. Carlos de Paula Prof. Ruy M. Ferreira Adelina Doná Osvaldo Faber José de Toledo Flávio de Toledo Pacheco Vicente Ranieri Pasqualino Nucci José da Silveira

 

Um evento comemorativo no antigo Hotel Terminus, em Campinas, em 1957. Vemos aqui, sentados, ladeados pelas quatro senhoras, os professores Paulo Decourt, Carlos Francisco de Paula e Ruy M. Ferreira, professores que ingressaram no Culto à Ciência nos idos de 1910.

 

 

 

Visita da Secretária de Educação do Governo do Estado de São Paulo à nossa escola, Profa. Enéa Caldatto Raphaelli (1ª à esquerda), em data não determinada. Vemos Também a presença do diretor Dr. Telêmaco Paioli Melges, o professor Pedro Biasiolo, entre outros. Fotografia enviada pela Carmen Cinira L. Guimarães.   

 

 

 

Uma reunião de representantes da escola com o então Governador do Estado, Roberto Costa de Abreu Sodré, em 9 de maio de 1968, registrada aqui nesta foto cedida pelo Prof. Pedro Stucchi Sobrinho. Esta audiência foi para solicitar a liberação de verbas, pelo Estado, para a construção de um auditório, no local onde se situava o campo de futebol da escola. Este auditório foi inaugurado em 1972 e hoje leva o nome do diretor Dr. Telêmaco Paioli Melges.  Da esquerda para a direita, sentados, o Diretor Dr. Telêmaco Paioli Melges, o então Deputado Estadual Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado Filho e o Governador do Estado. Em pé, da esquerda para a direita, Prof. Moacyr Santos de Campos, pessoa não identificada, o Prof. Pedro Stucchi Sobrinho, pessoa não identificada, o Prof. Hilton Federici, Prof. Pedro Calazans, o aluno André Gerin, Prof. Lívio Thomaz Pereira e um outro aluno da escola.   

 

 

 

Fotografia tomada durante a visita de representantes da Escola Naval de Angra dos Reis, RJ, ao Colégio, no ano de 1957, parte do acervo do Prof. Pedro Stucchi Sobrinho. Aqui temos a rara oportunidade de vermos, juntos, tres diretores do Culto: o Dr. Aníbal Freitas, o Dr. Telêmaco e o Sr. Euclydes P. da Rocha. Na primeira fila, sentados, da esquerda para a direita: (1) Prof. Pedro Stucchi Sobrinho, (2) Prof. Mário Giannini, (3) Sra. Maria Yvonne Meirelles dos Santos, (4) Sr. Euclydes Pinto da Rocha, (5) um oficial visitante, (6) o Dr. Anibal Freitas, (7) Dª Celina Duarte Martinho, (8) Dr. Telêmaco Paioli Melges e (9) Sr. Antonio Bento Pereira.  Em pé temos o (10) Prof. Antonio Accurso Mendes, (11) Dr. Renato Righetto, (12) Prof. José João Cury, (13) Prof. Moacyr Campos de Santos. Os quatro visitantes seguintes são o Aspirante Serralha, um não identificado, Aspirante Roberto Miranda e mais um não identificado. Seguem a (18) Profª Amarylles Pilenso Joviliano, (19) Profª Eclayr Faraht Cima, (20) não identificada, (21) Profª Maria de Lourdes Ramos, (22) Profª Naomi Vasconcelos, (23) Profª Ancilla Edwiges Banwart, (24) Profª Terezinha Andrez, (25) Profª Maria de Lourdes Pimentel, (26 e 27) não identificadas, (28) Profª Dulce Stucchi, (29) Profª Lúcia Martinez Ruegger, (30) Profª Maria Duarte Moreira Rangel, (31) não identificada e  (32) Prof. Hilton Federici.  

 

Nota de fev.2006: o ex-aluno Marcos Bonin Vilela, atualmente oficial na Marinha na reserva, passou essas informações adicionais: "O primeiro que aparece à direita de Moacyr Santos de Campos é o então Aspirante SERRALHA (note as medalhas recebidas como prêmio por suas notas), e o terceiro é o então Aspirante ROBERTO MIRANDA. O segundo e o quarto não pudemos identificar. O oficial, sentado ao lado de Euclides P. da Rocha, é um Capitão-de-Corveta, somente lembramos do apelido "Varejeira". Ele servia na Escola Naval, no Departamento de Ensino. Estes Aspirantes (posto dos alunos da Escola Naval, ao terminar o curso são declarados Guardas-Marinha) são da turma "Dedo" (ou turma "D" no código usado naquela época, foi a quarta turma a ingressar no Colégio Naval após a sua fundação em 1951) que entrou para o Colégio Naval em 1954 e, como o ano em que a foto foi tirada deve ter sido 1957, já seriam Aspirantes do primeiro ano. Isto é um fato curioso pois normalmente os "calouros" primeiranistas não costumam ser agraciados com missões tão agradáveis como deve ter sido a visita ao Culto à Ciência, com a chance de conhecer nossas belas colegas daquela época..." -  Clique na foto para ampliar.   

 

 

Grupo de expoentes campineiros, fundadores da Academia Campinense de Letras, posando no auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes, dentre eles vários professores do nosso Culto à Ciência. As identificações foram fornecidas pela Profª Quinita Ribeiro Sampaio (entre parênteses o nome do Patrono e número da respectiva cadeira da Academia).  Em pé da esquerda para a direita: Plínio do Amaral (19-Amadeu Amaral), José Emanuel Teixeira de Camargo (18-Arnaldo Vieira de Carvalho), Francisco Ribeiro Sampaio (1-Leopoldo Amaral), Carlos Francisco de Paula (5-João Lourenço Rodrigues), Paulo de Castro Pupo Nogueira (25-João Batista Pupo de Morais), Norberto de Souza Pinto (33-Sud Menucci), não identificado, Benedito José de Sampaio (3-Carlos de Laet), Celso Maria de Mello Pupo (29-Paulo Álvares Lobo), Cel. Waldomiro de Vasconcelos Ferreira (23-Alberto de Oliveira) e Guilherme Leanza (37-Francisco Quirino dos Santos). Sentados na segunda fileira: Paulo da Silva Pinheiro (36-Carlos William Stevenson), Stênio Pupo Nogueira (12-Francisco Morais Júnior), José de Castro Mendes (20-Benedito Luís Rodrigues de Abreu), Theodoro de Souza Campos Júnior (14-Bernardo de Souza Campos), Monsenhor Emílio José Salim (2-Dom João Batista Correia Nery) , não identificado, não identificado, José Roberto do Amaral Lapa (24-Benedito Otávio de Oliveira) e Francisco José Monteiro Salles (16-Tomás Alves). Primeira fileira, sentados: Carlos Foot Guimarães (11-Júlio de Mesquita), Mário Giannini (10-Padre Leonel Franca), Heládio Brito (13-Antônio de Castro Alves), Antônio Leite Carvalhaes (9-José Bento Monteiro Lobato), Edmundo Barreto (17-Afonso de Escragnolle Taunay), Nelson Noronha Gustavo Filho (35-Dom Francisco de Aquino Correia), Camilo Geraldo de Souza Coelho (28-Pelágio Álvares Lobo), Herculano Gouvêa Neto (6-João César Bueno Bierrenbach), Milton Duarte Segurado (21-Artur Vitor Azevedo Segurado) e Francisco Galvão de Castro (22-Francisco José de Oliveira Viana). Clique na foto para ampliá-la.  

 


© Carlos Francisco Paula Neto - última atualização em 20/08/2010
e-mail :  carlos@francisco.paula.nom.br