B A T E – P A P O

MOACYR CASTRO

Lições para sempre


Neste sábado, ótima oportunidade para provar que nem tudo o que circula na rede mundial é inútil. Na festa dos 130 anos do Colégio Culto à Ciência, lá mesmo, naquele templo, veja como será fácil praticar o que propõe esta mensagem que anda pela internet. Ela foi descoberta pelo nosso Roberto Zammataro, ex-aluno, e um dos organizadores do nosso encontro, que a colocou no site da escola. Sinta se não é verdade:

1. Diga o nome das cinco pessoas mais ricas do mundo.

2. Fale os cinco últimos ganhadores do Prêmio Nobel, aquele dado para personalidades que se destacam na ciência, na economia, na literatura e nos
assuntos da paz.

3. Quais foram as cinco últimas ganhadoras do concurso de Miss Universo?

4. Dez ganhadores de medalha de ouro em Olimpíadas. Lembrou?

5. E os últimos doze ganhadores do Oscar?

Difícil, não? E são pessoas famosas, nenhuma anônima! Mas o aplauso morre, prêmios envelhecem, grandes acontecimentos são esquecidos.

Agora tente este outro teste. Qualquer um de nós é capaz de se lembrar de centenas de nomes, mas só para animar o teste, vou dar poucas respostas para cada pergunta. Quem passou por lá não consegue dar menos do que 50 respostas. Quer apostar?

1. Escreva o nome dos professores de que você mais gostava: Zilda Rubinski, Mariinha, Xandoca dos Santos Ribeiro e todos, absolutamente, todos daquela constelação.

2. Lembre-se de cinco amigos que ajudaram você em momentos difíceis: Paulo Fernando Barnabé, Nildemar da Silva Ramos, Carlos de Paula Neto, Lineu ‘Treco’ Pires Véspoli e seo Vignatti, o cobrador do Bonde 9. Puts! Mas foram tantos!

3. Pense em cinco pessoas que lhe ensinaram alguma coisa valiosa: Pedro Stucchi Sobrinho, Maria de Lourdes Pimentel, Telêmaco Paioli Melges, Amaury Fratini e Odete Verinaud Mayer e todo aquele elenco incomparável.

4. Pense em três pessoas que fizeram você se sentir amado e especial: Amarílis Pilenso, Gladys Pierre e Carmen Rita Ludovici.

5. Pense em cinco pessoas com quem você gosta de estar: Quinita Ribeiro Sampaio, Chicão (Saedro) Biojone, Seo Alo, Celina Duarte e Pedro Biassolo.

As pessoas que fazem diferença na sua vida não são as que têm mais credenciais, dinheiro ou prêmios. São as que se importam com você!

E como eles se importavam com a gente! Nossa! Até hoje! Quem viveu aquele sonho bom e real pode viver mil anos, que raramente terá momentos mais felizes na vida dos que aqueles ali vividos.

Vá até lá com essas perguntas na mão e você perceberá que, a cada segundo, poderá dar dezenas de respostas.

Pregado no poste: “Um dia para se dizer ‘muito obrigado’” 

 


© Carlos Francisco Paula Neto - última atualização em 21/03/2009
e-mail :  carlos@francisco.paula.nom.br