O velho culto

Edmilson Siqueira / Correio Popular

Da quente Ribeirão Preto, Moacyr Castro me liga: “Você já viu o novo site do Culto à Ciência?” Não, não tinha visto. Moacyr me explica que ele ainda está em construção, mas já tem muita coisa boa. E me dá o endereço.

Quando as primeiras imagens vão surgindo, pinta um nó na garganta que só quem foi aluno do velho Culto sabe o que é. Não se trata de saudade da adolescência nem da juventude, não. Aos 51 anos eu já aprendi, há algum tempo, que a vida é daqui para frente e o que passou pode muito bem habitar a memória sem incomodar e sim dar prazer. No caso, é saudade do velho Culto mesmo.

O site é um achado. Um ex-aluno, Carlos Francisco de Paula Neto, pegou a monografia histórica que seu avô escreveu sobre o colégio, arranjou uma lista quase completa de ex-alunos, ex-professores, ex-funcionários, um punhado de fotografias com professores, funcionários e, principalmente, alunos, e juntou tudo. As fotos nos levam a um passeio no tempo que vai desde o Bar do Alo até a despedida dos bondes, com o heróico 9 (Botafogo) enfeitado e apinhado de alunos fazendo sua última viagem em 1968. Tem lá o Popof (nosso tirânico diretor Telêmaco), a Celina Duarte e muitos dos professores que ainda estão grudados nas nossas memórias.

Há fotos de algumas classes completas com o nome de todo mundo e eu me procurei por lá, mas não me lembro de ter participado de qualquer foto nos anos em que lá estive. Deve haver alguma foto com o “elenco” de uma peça que montamos (Otelo, de Shakespeare!!!) no segundo clássico (se você não sabe o que é pergunte a alguém com 50 anos), que devem estar com o Amadeu Tilli. A Fobé, nossa professora que ficou encantada com o que fizemos, ainda lembra da peça. Mas Shakespeare deve estar inconformado até hoje...

Enfim, uma grande idéia do Carlos Francisco que deve estar fazendo muita gente navegar de volta ao passado e se lembrar com alegria daquela época em que só queríamos conquistar o mundo.

Ah, mas navegando no site descobri nos links que ele oferece, um outro site do nosso Culto: http://www.terravista.pt/bilene/2090/ (N.A. : infelizmente está desativado). É da turma de 70 e dessa, por conta de uma repetência na quarta série (equivalente hoje à 8ª série), eu fiz parte. Quando você entra ouve o hino do colégio, inteirinho e com a letra junto para quem já esqueceu. Mas esse será assunto para um outro Farol.


edmilson@cpopular.com.br

 


© Carlos Francisco Paula Neto - última atualização em 21/03/2009
e-mail :  carlos@francisco.paula.nom.br